Ensino Médio

O Ensino Médio é um período de escolhas. São os momentos finais da vida escolar (Educação Básica). Nos próximos anos o aluno deverá se preparar para a entrada na universidade e escolher seu caminho profissional. A ansiedade é grande e a responsabilidade também.

Queremos que nosso jovem saiba fazer boas escolhas e tenha acesso às melhores universidades. Por isso, investimos num ensino de qualidade desde os primeiros anos, aliando conteúdo e formação pessoal.

EnsinoMedio_FotoParaTexto

Os conteúdos disciplinares aparecem como recursos para o desenvolvimento de competências básicas necessárias à continuidade nos estudos e formação profissional. A construção do currículo por áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas – evidencia a importância da interação e articulação entre os saberes específicos de cada disciplina.

Nossa metodologia de trabalho procura desenvolver a autonomia intelectual dos alunos para que aprendam a buscar novos conhecimentos, relacioná-los com os saberes já adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem.

No Ensino Médio, a interação entre professores e alunos permite oferecer um acompanhamento personalizado nesta importante fase de preparação para o vestibular, para a vida universitária e a profissional. Os professores mediarão todo o processo de autoconhecimento dos alunos, incentivando-os a pesquisar profissões e cursos que melhor atendam suas expectativas e habilidades pessoais, o que, certamente, colabora para escolhas mais conscientes.

Vestibular e ENEM

Enfrentar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e os vestibulares mais concorridos é um desafio que exige do aluno não só conhecimento, como também, preparação pessoal: saber administrar o tempo de prova, priorizar as disciplinas nas quais tem maior facilidade e controlar a ansiedade.

EnsinoMedio_FotoParaTexto2

Para isto, o Colégio Santa Amália, desde os últimos anos do Ensino Fundamental, realiza provas nos moldes dos exames oficiais – são provas longas, de até quatro horas de duração, com questões objetivas e com procedimentos iguais aos dos grandes vestibulares.

No Ensino Médio temos uma carga horária maior de aulas por dia, com algumas aulas à tarde. Isto nos permite reservar os três últimos meses de aula do 3º ano, exclusivamente, para revisão focada nos grandes vestibulares.

Projetos Especiais

Complementando a formação integral do aluno do Colégio Santa Amália, oferecemos além do currículo básico – as matérias obrigatórias do curso – a participação em projetos especiais que acontecem no período inverso às aulas: Voluntariado Estudantil, Redação para os grandes vestibulares (Unicamp, Unesp e Fuvest), Teatro e Treinamento Esportivo.

Acreditamos, portanto, numa proposta pedagógica que contribui para a formação de um jovem competente do ponto de vista acadêmico e capaz de atuar de forma crítica e responsável na sociedade em que vive.

Horários:

Período da Manhã: 7h às 13h30

Período da Tarde:

  • 1ª série – 2ª feira das 14h30 às 16h10
  • 2ª série – 4ª feira das 14h30 às 17h
  • 3ª série – 2ª e 4ª feira das 14h30 às 17h

Coordenadora:

Teresinha Kiataqui

Aqui seu filho vai encontrar:

  • Aulas de Filosofia, Sociologia e Espanhol
  • Uso de tecnologia em sala de aula: livros digitais, iPad e lousa digital
  • Disciplina de Tecnologia e Comunicação
  • Palestras e visitas a importantes faculdades de S. Paulo
  • Período de revisão para os vestibulares, ao final do Ensino Médio, com adoção de material de Sistemas de Ensino
  • Simulados internos – provas no formato dos vestibulares mais importantes do país elaborados pelo corpo docente
  • Simulados externos – provas no formato dos vestibulares mais importantes do país elaborados pelo cursinhos parceiros e pela Geekie, e corrigidos pela TRI – Teoria de Resposta ao Item – método de avaliação do ENEM.
  • Geekie Games – orientação de acesso à plataforma para que os alunos intensifiquem seus estudos para o Enem
  • Jornal  Mundo – publicação afinada com as novas exigências de um Ensino Médio direcionado para o desenvolvimento do espírito de investigação e da autonomia intelectual
  • Revisão para o vestibular
  • Saídas pedagógicas
  • Projetos e atividades
  • Metodologia de Pesquisa
  • Orientação profissional