Fundamental 1

Um mundo a ser descoberto

A entrada no Ensino Fundamental, aos seis anos de idade, é um momento muito especial para a criança. Ela deixa a Educação Infantil para descobrir novos espaços, novas matérias e conquistar cada vez mais autonomia.

Fund1_AlunosEmSala2Com o 1º ano, inicia-se uma fase de grandes descobertas sobre o mundo, sobre o convívio com as pessoas e sobre si mesmo. Os conteúdos escolares aparecem agora de forma sistematizada, introduzindo novos conceitos a partir do que a turma já domina, aguçando a curiosidade e provocando novas perguntas.

O início do Ensino Fundamental é marcado pelo processo de aquisição dos códigos de linguagem, dos primeiros conceitos matemáticos e o estudo do meio físico e social. A alfabetização é sistematizada e a criança passa a ter acesso ao mundo da cultura.

Os alunos tomam contato com vários gêneros textuais: contos, poesias, história em quadrinhos, notícias e textos informativos. O hábito da leitura é incentivado em rodas de leitura e contações de história. A biblioteca de classe e a biblioteca escolar passam a fazer parte da rotina das crianças.

O ensino da matemática é desenvolvido por meio de jogos e desafios que acontecem em sala de aula. Nestas atividades os jogos são ferramentas para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático. A Olimpíada de Matemática permite que os alunos enfrentem um desafio, testando o seu domínio sobre os assuntos aprendidos em sala.

EnsinoFundamental1_FotoParaTexto

Os conteúdos voltados ao conhecimento do mundo físico e social – história, geografia e ciências – estão apoiados em dois eixos temáticos: Diversidade Cultural e Sustentabilidade. Os projetos interdisciplinares favorecem a aplicação dos conhecimentos em situações reais e a compreensão dos fenômenos físicos e sociais, e desenvolvem a consciência ambiental e as responsabilidades individual e coletiva.

As artes, a disciplina de Inglês, a música, a educação física, o xadrez, as aulas de valores e cultura e os estudos do meio ampliam este trabalho, ministrados em parceria com professores especialistas nestas áreas. As matérias do núcleo comum são de responsabilidade da professora da classe.

Horários:

1° ao 5° ano

Manhã – 7h30 às 12h

Tarde – 13h10 às 17h40

Período integral – 7h às 19h

Coordenadoras:

Adriane Ideta – Período da Manhã

Claudia Emília Fittipaldi – Período da Tarde

Cristina Calu – Curso Integral

Aqui seu filho vai encontrar:

  • Oficinas Pedagógicas com os pais
  • Aulas de laboratório
  • Saídas pedagógicas
  • Projetos e atividades
  • Eventos