Fundamental 2

A autonomia nos estudos

A segunda etapa do Ensino Fundamental é marcada pelo aprofundamento e ampliação dos conhecimentos adquiridos na primeira fase. A primeira grande mudança neste momento é o fim do professor polivalente: agora, cada disciplina é ministrada por um professor especialista. Cada um trazendo a linguagem de sua ciência para a leitura e interpretação do mundo físico e social.

A partir do 6º ano, amplia-se o leque de conhecimentos e o aluno é chamado a operar com a lógica e linguagem específicas de cada ciência. Há um aprofundamento da análise e compreensão dos conteúdos estudados. Em cada disciplina enfatiza-se o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a compreensão e aplicação dos conceitos estudados.

EnsinoFundamental2_FotoParaTexto

Os diferentes professores e a forma de estudo característica de cada área do conhecimento exigirão do aluno uma capacidade de organização e planejamento, da sua vida escolar, muito maior.

O projeto pedagógico é desenvolvido de forma a atender às características e necessidades da faixa etária – marcada por profundas mudanças físicas, emocionais e sociais – e a estimular o crescimento individual e coletivo no ofício de estudante.

Para isso, são trabalhadas questões que refletem no bom desempenho de toda a vida estudantil: organização dos materiais, preparação e cumprimento da agenda de compromissos, lição de casa, organização do estudo, etc. O objetivo é atingir um aprimoramento gradual de sua autonomia nos estudos e prepará-lo para o Ensino Médio.

O convívio com a leitura é ampliado e a diversificação de gêneros e de produções culturais permite o intercâmbio entre obras clássicas e contemporâneas, favorecendo a produção escrita.

O ensino da matemática transcende a simples aplicação de fórmulas e procedimentos de cálculo. O desenvolvimento de novas estruturas do pensamento possibilita operar com hipóteses, fazer uso da lógica e trabalhar com estimativas.

Durante as aulas de ciências e de Iniciação Científica (7º, 8º e 9º ano), os alunos aprendem conceitos de física e química por meio do desenvolvimento de projetos que utilizam os conhecimentos da ciência para explicar situações vivenciadas no seu dia a dia.

As ciências humanas – história e geografia – recebem agora a contribuição da Filosofia para o desenvolvimento do pensamento lógico e melhor compreensão de si mesmo, dos outros e do mundo em que vivem.

Horários:

6°ano

Manhã – 7h50 às 12h30

Em apenas um dia da semana o horário é das 7h às 12h30.

7° e 8° ano

Manhã – 7h00 às 12h30

9° ano

Manhã – 7h00 às 12h40

Coordenadoras:

Luciana Albuquerque – 6° ao 8º ano

Teresinha Kiataqui – 9º ano

Aqui seu filho vai encontrar:

  • Oficinas Pedagógicas com os pais
  • Aulas de laboratório
  • Saídas pedagógicas
  • Projetos e atividades