Incentivo à Leitura

A primeira frase do livro “Como um Romance”, do francês Daniel Pennac, diz que “o verbo ler não comporta imperativo, assim como os verbos sonhar e amar”. Isso porque ler é prazer e não obrigação. E para despertar esse prazer, as crianças devem ter contato com os livros desde cedo, seja na biblioteca, na sala de aula ou em casa.

Os Primeiros Livros

O prazer pela leitura começa cedo no Colégio Santa Amália. No Ensino Infantil, os pequenos leitores, de 3 a 5 anos, tomam contato com o livro de maneira lúdica e prazerosa, por meio de rodas de leitura, brincadeiras, práticas interativas e encontros com contadores de história. Estas atividades são realizadas em sala de aula, onde dispõem de biblioteca circulante, ou na Biblioteca central, no espaço criado para essa faixa etária.

Diferencial_IncentivoLeitura_TextoDiferencial_IncentivoLeitura_Texto2

Diversidade Cultural

No Ensino Fundamental, o convívio com a leitura é ampliado e a diversificação de gêneros e de produções culturais permite o intercâmbio entre obras clássicas e contemporâneas, favorecendo a contextualização e a produção da escrita.

Cidadãos Letrados

A prática de leitura no Colégio Santa Amália está focada na leitura prazerosa e no desenvolvimento de cidadãos letrados, preparados para usar a leitura e a escrita na vida pessoal e profissional. Este processo busca desenvolver nos alunos as habilidades de uso e fruição por meio do contato com os diferentes gêneros de leitura e escrita – contos, poesias, romances, histórias em quadrinhos, crônicas e notícias -, dialogando com outras linguagens como desenho, cinema e música.

Clube do Livro

Clube do Livro foi criado com o objetivo de estimular nos jovens do Ensino Fundamental 2 para o hábito da leitura, fomentar a reflexão e discussão dos temas abordados estreitando a relação dos alunos com a Biblioteca.

São encontros quinzenais, na biblioteca do Colégio, onde os alunos participam de debates referentes à leitura dos livros.

Bibliotecária – Magda Shirley