Programa de Voluntariado

O Colégio Santa Amália prepara todos os adolescentes para serem cidadãos de bem, respeitando o próximo, e tendo prazer em ajudar sempre que puder.

Foto: Eduardo Anizelli
Foto: Eduardo Anizelli – Folhapress

O Voluntariado Educativo tem diversos projetos voltados para a educação, saúde, entre outros, para que os alunos do Ensino Médio escolham uma área com que se identifiquem e façam a diferença no mundo.

Há visitas constantes ao Centro de Voluntariado de São Paulo para assistir a palestras, aprender mais sobre o trabalho voluntário e procurar interesses em outras áreas, para ajudar mais pessoas. Também ocorrem visitas semestrais ao Hospital das Clínicas para que os adolescentes, com autorização dos pais, doem sangue. Em 2015, a Folha de São Paulo acompanhou esta ação com os alunos.

Segundo a Rede Brasil Voluntário (RBV), uma em cada quatro pessoas no Brasil realizam trabalho voluntário. Este número reflete muito a capacidade do brasileiro em doar-se em prol de uma causa. Uma pesquisada realizada em 2011 pelo Jornal Nacional mostra que a parcela de voluntários no Brasil subiu de 18% para 25% em dez anos.

Voluntariando C

O Colégio Santa Amália tem uma parceria com o programa, que organiza ações pela cidade de São Paulo incentivando o cuidado com a saúde e informando sobre doenças, como a Hepatite C.