CriaCon

Em parceria com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Colégio Santa Amália implantou o CriaCon – Criando Consciência Ambiental. Desde 2001, o colégio mantém em cativeiro animais silvestres sem condições de voltarem a seu habitat. São iguanas, cobras, calangos, ouriços do mar, entre outras espécies, que compõem um laboratório natural para uso pedagógico.

Neste espaço, os professores enriquecem o aprendizado dos alunos, que observam e investigam as características desses animais. Por meio do CriaCon, o Colégio Santa Amália forma Agentes Educativos, alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, que integram a Equipe CriaCon. Esses estudantes recebem um curso extra sobre a vida animal, ajudam na alimentação dos animais e na manutenção do espaço e, posteriormente, passam a ser monitores de outros alunos.

Tartarugário

O Colégio Santa Amália possui em suas dependências um Tartarugário, para que os alunos se familiarizem com o tema da sustentabilidade, da importância de preservar o meio ambiente e de cuidar dos animais.

Projeto Horta

No “Projeto Horta”, os alunos da Educação Infantil e do Curso Integral aprendem a plantar, colher e respeitar o consumo sustentável desses alimentos.