Acompanhe a trajetória do aluno Michel Gobatti no Colégio Santa Amália
Em mais uma série especial de entrevistas com nossos ex-alunos, conheça o Michel...
+ Ler maisEm mais uma série de entrevistas com ex-alunos do Colégio Santa Amália, nossa equipe entrevistou a Erika Yumi Ueda Iha, que fez parte do quadro de alunos de 1989 a 1999 na unidade Saúde.
Pergunta 1: Você tem saudades de sua trajetória no Colégio Santa Amália? Conte-nos um pouco sobre ela.
Não digo que sinto saudades da trajetória aqui no Colégio, pois aqui estou desde o primeiro dia que entrei como aluna, em 1989. Guardo boas recordações de cada professor, período e fase pelas quais passei.
Me lembro que o primeiro ano não foi muito fácil, pois naquela época, era um Colégio com metodologia tradicional, onde não era possível a extrapolação de ideias e troca de informações. Com o passar do tempo, assim como tudo em nossas vidas, muitas coisas foram mudando, os professores, a forma de ensinar e aprender e a comunicação entre todos. Sinto muito orgulho em ter feito e fazer parte de toda essa transição do ensino, tanto como aluna e como professora.
Pergunta 2: Relate como sua escolha profissional foi influenciada pela educação /formação que recebeu quando foi aluna no Colégio Santa Amália e quais valores morais, éticos e culturais desse período escolar você carrega até hoje?
Participei da última turma do curso de Magistério, aqui no Colégio. Durante este período, conheci muitas professoras apaixonadas em ensinar e foram elas que realmente me mostraram que minha escolha estava certa. Era divertido e prazeroso vir para a escola, cada dia era um dia, cheio de experiências, discussões produtivas, risadas, parceria e muito aprendizado. Deste período, sim… sinto muita falta! Fiz muitos estágios aqui mesmo no Colégio, principalmente na Educação Infantil, mesmo após cumprir a carga horário eu continuava vindo para auxiliar as professoras e por puro prazer.
Me formei em 1999 e iniciei o curso de Pedagogia na PUC-SP, no ano 2000. No mês de fevereiro, deste mesmo ano, fui chamada para trabalhar com a alfabetização de adultos, no caso funcionários do Colégio. Foi um ano de muitooooo aprendizado, crescimento pessoal e profissional. Em outubro de 2000, fui chamada para ser auxiliar de ensino na Educação Infantil. Em 2001, ganhei a minha turma de alunos, na época Grupo III. Outra evolução pessoal e profissional ao lado da Luzia (coordenadora do curso), uma pessoa incrível, que me ensinou tudo o que sei, em termos profissionais; a forma como lidar com os pais, escrever bons relatórios, ser firme e ao mesmo tempo acolhedora e carinhosa com os alunos, trabalhar em parceria e estímulos nos estudos e cursos. Outra fase que tenho maravilhosas recordações e muitas saudades. Foram anos incríveis que vivi ao lado da equipe da Educação Infantil.
Atualmente trabalho com o 3º e 4º ano, no Ensino Fundamental 1, sou grata as minhas coordenadoras por tudo o que me ensinam.
Sou apaixonada pela minha profissão, amo estar dentro de sala de aula, olhando os olhos dos alunos brilharem com os novos ensinamentos, debates, aprendizados e descobertas.
Pergunta 3: O que você pode sugerir para quem está terminando o Ensino Médio no Colégio?
Para quem está concluindo o Ensino Médio, digo que é preciso ter claro sobre o que realmente querem para o seu futuro e dos demais.
Para o seu futuro, pois é preciso acreditar, fazer e praticar o que realmente gosta, não apenas por dinheiro ou interesse de outros, afinal todos os dias você saíra para fazer e dar o seu melhor e fica mais fácil com alegria e prazer.
E para os outros, pois você estará auxiliando na formação de um mundo, independente da profissão, é preciso pensar no futuro da sociedade e não apenas em si.
Pode parecer utópico, mas é o que eu acredito e pratico diariamente!
Amo verdadeiramente ser e fazer parte da família do Colégio Santa Amália, sinto muito orgulho e sou cheia de gratidão pela minha trajetória, crescimento e formação!
Em mais uma série especial de entrevistas com nossos ex-alunos, conheça o Michel...
+ Ler maisNo último dia 21 de outubro, o Maple Bear Tatuapé – Colégio Santa...
+ Ler maisO verbo Ler não suporta o imperativo (Daniel Pennac). “Leiam”, é necessário ir...
+ Ler maisNo universo das brincadeiras de faz de conta, nas décadas dos anos 80...
+ Ler maisUsando imagens de momentos alegres e da forma de educar que o Colégio...
+ Ler mais