Voltar para o blog Sustentabilidade

Impresso ou digital?

No jornal Folha de São Paulo, 14 do corrente mês, foi publicada uma entrevista com o consultor e palestrante ZACK KASS e ex-diretor da OpenAI, o qual abordou o tema sobre O Impacto negativo do celular nas escolas é evidente.
Também em seu Instagram o escritor @ilan.brenman publicou a referida entrevista e destacou: “O que mais me chamou a atenção é novamente o papel do livro físico para equilibrar o afogamento digital. É nele que está uma das boias de salvação para respirarmos e contemplarmos a vida ao nosso redor.”
A educação é um dos pilares fundamentais da sociedade, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento individual e coletivo. No entanto, com avanços tecnológicos constantes e a crescente presença de inteligência artificial na sala de aula, muitos questionam o papel do professor no processo educacional.
À medida que avançamos na era da inteligência artificial, as máquinas podem fornecer informações e respostas de forma rápida e precisa. Mas, não possuem empatia e compreensão emocional para oferecer um atendimento “humanizado”.
Os professores, por outro lado, desempenham um papel insubstituível ao se conectarem com seus alunos em um nível humano, compreendendo suas lutas, expectativas e sonhos. Isso porque têm a capacidade de inspirar, motivar e orientar os estudantes em seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Uma das dimensões mais distintas do papel do professor é sua capacidade de servir como modelo e mentor para os alunos.
Em geral, a integração da inteligência artificial na educação apresenta um grande potencial, mas é importante que seja feita com cuidado e consideração para maximizar os benefícios enquanto minimiza os riscos.
Diante de tantos desafios, muitas escolas estão implementando políticas para gerenciar o uso de celulares e promover um ambiente educacional mais produtivo. Exemplo disso é a utilização dos livros impressos, os quais ainda desempenham um papel significativo, mesmo com o avanço da tecnologia e o crescimento dos livros digitais.
“Os livros impressos ainda desempenham um papel importante na redução do tempo de tela e na ajuda aos alunos para se concentrarem. A pandemia mostrou-nos que o ensino digital, embora valioso, não pode substituir completamente os métodos tradicionais” (Zack Kass)
Embora os formatos digitais tenham suas vantagens, como portabilidade e facilidade de acesso, os livros impressos continuam a ter um lugar importante na vida das pessoas e na cultura literária.
Maria Zélia Dias Miceli
Gestora Colégio Santa Amália/Saúde e Maple Bear /Tatuapé.
Gerente Executiva Eixo Educação de Qualidade – Liga Solidária