Especial ex-alunos: Confira a trajetória do ex-aluno Marcio Sperling, hoje sócio-administrador de um escritório de advocacia
Continuando nossa serie especial, conheça a história do Marcio Sperling, nosso ex-aluno que...
+ Ler maisEm tempos de isolamento social por conta da pandemia de COVID-19, quem ainda não tinha se familiarizado com a tal da “educação digital”, agora teve que fazer isso à força, não é mesmo?
Ainda que o debate acerca dos prós e contras da educação à distância e ensino híbrido não tenha se findado, é importante considerarmos que, a despeito da modalidade de ensino, vivemos em um mundo cada vez mais digital.
Desta forma, a incorporação de ferramentas educacionais virtuais é importante para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à tecnologia, tal como prevê a recém estabelecida Base Nacional Comum Curricular.
Ignorar este desafio colocado a nós educadores seria condenar nossos alunos ao analfabetismo digital ou ainda, a falta de consciência e responsabilidade sobre o uso destes instrumentos.
Ademais, o uso de tecnologia na educação favorece o desenvolvimento da autonomia do estudante, sua capacidade na solução de problemas, além de aguçar a criatividade e o engajamento ao possibilitar a mixagem de diferentes tipos de mídias, como vídeos, imagens, sons, músicas, etc.
Para além das plataformas que possibilitam a interação audiovisual, por meio de reuniões ou aulas online entre pessoas, como os aplicativos Zoom, Office Teams Collaborate, entre outros, minha intenção aqui é dar dicas de sites que auxiliam nossos alunos a fazer as atividades mais cotidianas de forma digital.
Vamos a elas?
São tantos exemplos que poderia citar, mas o texto já está longo, então paramos por aqui. Todas estas ferramentas, apesar de digitais, podem ser de grande auxílio para a construção de um aprendizado real, próximo e significativo! Mesmo quando voltarmos à nossa rotina dentro da sala de aula, poderemos continuar tornando nossas aulas mais interativas com estes recursos.
Esperemos e lutemos para que o acesso a estes recursos não seja uma realidade apenas das escolas particulares, mas sim, seja efetivo também nas escolas públicas de todo o país, afinal, no mundo de hoje, não ter acesso à tecnologia é também um processo de exclusão.
Texto por: Ana Fonseca. Historiadora e professora de História do Colégio Santa Amália Maple Bear.
* Este artigo faz parte de uma coluna do Colégio Santa Amália no blog do jornal Estadão. Se você é assinante, clique aqui e confira este e outros artigos na integra.
Continuando nossa serie especial, conheça a história do Marcio Sperling, nosso ex-aluno que...
+ Ler maisEm 26 de maio de 2022, os alunos de High School do Colégio...
+ Ler maisDesde o início da pandemia da covid-19, muitas mudanças aconteceram em toda a...
+ Ler maisO Instituto de Ensino e Pesquisa Liga Solidária chega neste mês de agosto...
+ Ler maisA Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia...
+ Ler mais