Especial ex-alunos: Conheça a história do André Tenreiro, que hoje tem uma carreira como jornalista
Continuando nossa serie de entrevistas com ex-alunos, conheça a trajetória do André Donke...
+ Ler maisO verbo Ler não suporta o imperativo (Daniel Pennac). “Leiam”, é necessário ir além deste imperativo a fim de compreendermos como incidir de forma apropriada neste objetivo tão importante – a formação e a sensibilização de leitores.
Quando nos perguntamos se há um livro certo para cada idade, podemos dizer que a interpretação de um livro é um conjugado de experiências anteriores, vivências e valores, e tudo isso muda e evolui constantemente durante a vida, abrindo espaço para diferentes interpretações advindas de uma mesma pessoa em momentos diferentes. A escolha da leitura deve levar em consideração o interesse, maturidade e compreensão do leitor. É importante considerar o conteúdo do livro e avaliar se ele é apropriado para a faixa etária do leitor em questão.
Você já leu algum livro quando era adolescente e, depois de muito tempo, releu e teve uma sensação completamente diferente? Pois é, as histórias, de fato, têm esse poder de dialogar com a nossa perspectiva e transcender locais, pensamentos e verdades absolutas. Embora a literatura seja para todas as idades, aspectos de cada fase do desenvolvimento tornam alguns livros mais atrativos e efetivos em cada faixa etária. Assim sendo, afirmar que existem livros específicos para cada idade pode ter um caráter limitante.
O papel da família é o de orientar e auxiliar os filhos na escolha de leituras adequadas. Para tanto, é recomendável que os pais estejam envolvidos no processo de seleção de livros, especialmente quando se trata de crianças e adolescentes, para garantir que o conteúdo seja apropriado e promova o desenvolvimento saudável. Nessa participação também pode incluir a discussão e conversas sobre temas abordados nas leituras e o estímulo à leitura como uma prática positiva, bem como a compreensão e reflexão. É importante saber o que estão lendo, pois permite que acompanhem o desenvolvimento literário e entendam seus interesses e preocupações, e, dessa forma, possam oferecer orientação adequada.
Existe toda uma ciência na curadoria de livros para crianças, que respeita e aproveita o melhor de cada fase de desenvolvimento. E isso é primordial. No entanto, a literatura tem um aspecto tão holístico que permite reencontros e releituras de tempos em tempos.
Portanto, é fundamental incentivar a leitura e promover visitas a bibliotecas e livrarias, bem como criar momentos prazerosos de leitura em família.
Por esse motivo, leitor, releia seus livros de infância com o seu olhar de hoje e veja quais pensamentos eles trazem no seu eu adulto.
Maria Zélia Dias Miceli
Gestora Colégios Santa Amália /Saúde e Maple Bear /Tatuapé.
Gerente Executiva /Eixo Educação -Liga Solidária
Continuando nossa serie de entrevistas com ex-alunos, conheça a trajetória do André Donke...
+ Ler maisConfira o texto do aluno Arthur Schiavetto Costa Ribeiro, do 5 ano A,...
+ Ler maisEm mais uma série de entrevistas com ex-alunos do Colégio Santa Amália, nossa...
+ Ler maisEm série especial com ex-alunos, conhecemos a história da Juliana Renata dos Santos,...
+ Ler maisSou Édina dos Santos Rosa, filha de José Antônio dos Santos (in memoriam),...
+ Ler mais