Ensino Fundamental 2
A autonomia nos estudos
A segunda etapa do Ensino Fundamental é marcada pelo aprofundamento e ampliação dos conhecimentos adquiridos na primeira etapa do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A primeira grande mudança, neste momento, é o fim do professor polivalente: agora, cada disciplina é ministrada por um professor especialista naquela área do conhecimento. Cada um trazendo a linguagem de sua ciência para a leitura e interpretação do mundo físico e social.
Tutoria
Entre os professores especialistas são escolhidos os professores tutores de cada turma. O professor tutor é o professor de referência para cada turma e estará, em sala de aula, com os alunos, uma vez por semana. Cabe a ele acompanhar o desenvolvimento do grupo, promover rodas de conversa sobre temas do interesse dos alunos, atender individualmente um aluno, caso necessite, e manter o contato com os pais desta turma sempre que necessário
A partir do 6º ano, amplia-se o leque de conhecimentos e o aluno é chamado a operar com a lógica e linguagem específicas de cada ciência. Há um aprofundamento da análise e compreensão dos conteúdos estudados. Em cada disciplina enfatiza-se o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a compreensão e aplicação dos conceitos estudados.
Os diferentes professores e a forma de estudo característica de cada área do conhecimento exigirão do aluno maior capacidade de organização e planejamento da sua vida escolar.
O projeto pedagógico é desenvolvido de forma a atender às características e necessidades da faixa etária – marcada por profundas mudanças físicas, emocionais e sociais – e a estimular o crescimento individual e coletivo no ofício de estudante.
Para isso, são trabalhadas questões que refletem no bom desempenho de toda a vida estudantil: organização dos materiais, preparação e cumprimento da agenda de compromissos, lição de casa, organização do estudo, etc. O objetivo é atingir um aprimoramento gradual de sua autonomia nos estudos e prepará-lo para o Ensino Médio.
Na área da Linguagem o convívio com a leitura é ampliado e a diversificação de gêneros e de produções culturais permite o intercâmbio entre obras clássicas e contemporâneas, favorecendo a produção escrita.
No trabalho com a Língua Inglesa oportunizamos o desenvolvimento das quatro habilidades básicas para o ensino do idioma: ler, escrever, ouvir e falar.
O Ensino de Arte engloba as Artes visuais, a Música e o Teatro.
O ensino da Matemática transcende a simples aplicação de fórmulas e procedimentos de cálculo. O desenvolvimento de novas estruturas do pensamento possibilita operar com hipóteses, fazer uso da lógica e trabalhar com estimativas.
Durante as aulas de Ciências e de Iniciação Científica (7º, 8º e 9º ano), os alunos aprendem conceitos de Física e Química por meio do desenvolvimento de projetos que utilizam os conhecimentos da ciência para explicar situações vivenciadas no seu dia a dia.
As Ciências Humanas – História e Geografia – recebem agora a contribuição da Filosofia para o desenvolvimento do pensamento lógico e melhor compreensão de si mesmo, dos outros e do mundo em que vivem.
Horários:
6°ano – Período da Manhã:
7h50 às 12h30
Em apenas um dia da semana o horário é das 7h às 12h30.
7° e 8° ano – Período da manhã
7h00 às 12h30
9° ano – Período da Manhã
7h00 às 12h40
Aqui seu filho vai encontrar:
- Aulas de laboratório para as disciplinas da área de Ciências da Natureza e Projeto de Iniciação Científica;
- Saídas Pedagógicas Sustentáveis;
- Projetos e Atividades interdisciplinares.