Fundado em 1929 pela Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, atual Liga Solidária, o Colégio acompanha a missão de sua fundadora, dá ênfase à formação integral de seus alunos, desenvolvendo valores essenciais para a construção de um cidadão íntegro, solidário e justo.
Hoje, o Colégio Santa Amália, é uma das escolas de maior tradição de São Paulo. Assim, com bases sólidas, procura aprimorar constantemente seu projeto pedagógico para atender melhor aos interesses dos alunos e às expectativas dos pais.
A proposta educacional do Colégio Santa Amália está alicerçada na construção de valores. Oferece ao aluno formação acadêmica e humana de excelência, e busca desenvolver de forma harmoniosa sua dimensão cognitiva, afetiva, ética e social em um ambiente comprometido com a justiça, com o respeito ao próximo, e com a solidariedade. Forma o estudante para a vida na coletividade, para atuar com consciência crítica e o prepara para ser um agente transformador da sociedade.
Procuramos aprimorar constantemente o projeto pedagógico para atender melhor aos interesses dos alunos e às expectativas dos pais.
Contribuir com ações socioeducativas para conscientizar crianças, jovens e adultos de sua dignidade e de seu potencial transformador.
Procurar excelência nos trabalhos sociais desenvolvidos por uma gestão eficiente, moderna e norteada pela solidariedade humana.
Otimizar o retorno patrimonial para atender às demandas sociais.
Compartilhar, em rede, os saberes construídos.
Credibilidade, Ética, Princípios Cristãos, Responsabilidade e Sustentabilidade.
Nossa concepção de aprendizagem fundamenta-se nas teorias sócio interacionistas de Vygotsky e Wallon e no conceito de aprendizagem significativa, que exige do professor um planejamento de atividades que aprofundem e ampliem os conhecimentos prévios dos alunos, adquirindo novos significados.
SAIBA MAISO Colégio Santa Amália, certificado pela Maple Bear, dá ênfase à formação integral de seus alunos, desenvolvendo valores essenciais para a construção de um cidadão íntegro, solidário e justo. Nossos alunos são formados em inglês e português, para atender, como cidadãos, às mais diversas exigências da sociedade nos campos acadêmico, da comunicação, tecnológico e social.
SAIBA MAISO Colégio Santa Amália tem a certificação de Instituição Associada à UNESCO, engajada no programa de Cooperação Internacional para uma Educação de Qualidade.
O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da Cultura da Paz. O principal benefício é participar de uma comunidade que trabalha pelos mesmos objetivos, trocando informações, compartilhando projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela Cultura da Paz, em todas as suas formas. Veja mais informações no site www.peaunesco.org.br
O Colégio Santa Amália é uma unidade mantenedora da Liga Solidária, organização social sem fins lucrativos que beneficia mais de 13 mil crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Parte da renda obtida no colégio é aplicada nos 9 programas de educação e cidadania da organização, que está presente na cidade de São Paulo desde 1923.
O espaço Criacon, criado oficialmente em 2001, é um ambiente que recebe e abriga animais silvestres que não apresentam mais condições de retornarem ao seu habitat natural, ficando, portanto, aos cuidados de Biólogos e Veterinários que realizam os procedimentos de manejo dos animais do local.
Dividido em dois ambientes, um com animais terrestres e outro com animais aquáticos, oferece aulas diferenciadas a todos os segmentos do Colégio, além de desenvolver diversos projetos de Educação Ambiental com os alunos.
Oferece, também, um curso extracurricular no contra turno, no qual grupos de alunos realizam atividades ligadas ao manejo direto dos animais, além de desenvolverem a aprendizagem de temas básicos voltados a procedimentos técnicos de veterinária e das características biológicas específicas de cada animal, com o uso de material didático próprio elaborado exclusivamente para essa finalidade.
O tartarugário é um espaço que abriga quelônios aquáticos e é uma extensão do Criacon. Localizado na entrada do portão da Educação Infantil, também se transforma em um meio de constante aprendizagem de amor, cuidado e compaixão pelos animais, motivada pela interferência positiva de todos os colaboradores do Colégio, que, conjuntamente, cuidam e observam a interação dos alunos com os animais do tartarugário, orientando a todos sempre que necessário.
Os Biólogos do espaço Criacon mantém uma mini horta de Plantas Medicinais, que é utilizada como recurso nos projetos de Educação Ambiental promovidos pelo espaço, além de servir de suporte para outros projetos do Ensino Fundamental II, com o objetivo de estimular o conhecimento da ação benéfica da cura pelas plantas medicinais, incentivando a importância de nos conectarmos positivamente ao ambiente e ao conceito de sustentabilidade.
O Colégio Santa Amália prepara todos os adolescentes para serem cidadãos de bem, respeitando o próximo, e tendo prazer em ajudar sempre que puder.
O Voluntariado Educativo tem diversos projetos voltados para a educação, saúde, entre outros, para que os alunos do Ensino Médio escolham uma área com que se identifiquem e façam a diferença no mundo.
Há visitas constantes ao Centro de Voluntariado de São Paulo para assistir a palestras, aprender mais sobre o trabalho voluntário e procurar interesses em outras áreas, para ajudar mais pessoas. Também ocorrem visitas semestrais ao Hospital das Clínicas para que os adolescentes, com autorização dos pais, doem sangue. Em 2015, a Folha de São Paulo acompanhou esta ação com os alunos.
Segundo a Rede Brasil Voluntário (RBV), uma em cada quatro pessoas no Brasil realizam trabalho voluntário. Este número reflete muito a capacidade do brasileiro em doar-se em prol de uma causa. Uma pesquisa realizada em 2011 pelo Jornal Nacional mostra que a parcela de voluntários no Brasil subiu de 18% para 25% em dez anos.
O Colégio Santa Amália tem uma parceria com o programa, que organiza ações pela cidade de São Paulo incentivando o cuidado com a saúde e informando sobre doenças, como a Hepatite C.