Voltar para o blog Unidade Tatuapé

Museu Afro Brasil: História, Arte e Memória

Museu Afro Brasil: História, Arte e Memória

Quando pensamos em sustentabilidade, geralmente, relacionamos o conceito com o uso sustentável dos recursos naturais de modo que as próximas gerações possam usufruir das condições de vida necessárias para manter-se dignamente no planeta Terra.

Todavia, o conceito de sustentabilidade não se restringe somente à importância de preservar os recursos naturais, mas também abarca um conjunto de fatores que compõem um sistema complexo. Este é integrado por processos sociais, econômicos, culturais e ambientais.

É, justamente, nesse sentido que as Saídas Pedagógicas Sustentáveis fazem parte do projeto pedagógico do Colégio Santa Amália Maple Bear – Tatuapé. Em especial, a visita ao Museu Afro Brasil propicia uma experiência privilegiada para dar forma e conteúdo a esse projeto.

Isso decorre da proposta única de criação do Museu Afro Brasil: com um acervo de mais de seis mil obras, a exposição se divide em seis grandes núcleos: África: Diversidade e Permanência, Trabalho e Escravidão, As Religiões Afro-Brasileiras, O Sagrado e o Profano, História e Memória e Artes Plásticas: a Mão Afro Brasileira.

Todos esses seis eixos propõem sustentar, apoiar e cuidar da concretização de outra perspectiva formadora da história do Brasil, contada a “partir do olhar e da experiência do negro”. Essa nova perspectiva histórica rompe com a narrativa tradicional, que escamoteia e tenta relativizar a nossa primordial herança africana. Tal legado tem origem em mais de dez milhões de vidas negras sacrificadas com muita dor, trabalho e sangue. Por isso, é urgente ressaltar a matriz africana como formadora da identidade brasileira tanto em aspectos fundamentais da nossa cultura, quanto na formação social e econômica do Brasil. Logo, esses esforços de descontruir com estereótipos, presentes na memória social, e de ruptura com preconceitos raciais, advindos desse passado histórico de escravidão negra, proporcionam uma experiência pedagógica rica e sustentável às alunas e aos alunos que vivenciaram essa visita ao Museu Afro- Brasil localizado aqui na cidade de São Paulo.

Texto por: Fabio Takao Massuda, Educador no Colégio Santa Amália Maple Bear Tatuapé

Artigos Relacionados