Inteligência Emocional: aprendizado para a vida
A escola é o primeiro lugar onde se aprende a socializar fora do...
+ Ler maisVocê já utilizou expressões como: judiar, denegrir e “dia de branco”? Saiba que nestas falas estão enraizados preconceitos? Por desconhecimento, utilizamos palavras e expressões em nosso dia a dia sem a compreensão do seu real significado e peso.
Por isso, o professor tutor Rafael Nogueira criou o projeto “O Preconceito: Como expressões do nosso dia a dia” com os alunos do 7 ano A para despertar a consciência crítica sobre o uso destas palavras e incentivar a turma a utilizar outras expressões para se comunicar.
O projeto foi realizado de forma coletiva entre o professor, que apresentou o primeiro slide sobre o tema, e os alunos, se reuniram em grupos para buscar expressões com origem preconceituosa. Após isso cada grupo trouxe suas expressões e, em conjunto, buscaram formas de substituição destas expressões.
Segundo Rafael, “O ponto mais interessante da atividade foi propiciar aos alunos a oportunidade da pesquisa, favorecendo a busca e encontro das palavras ou expressões racistas despertadas pela sua curiosidade e interesse. Creio que desta forma a ação ficou mais significativa para todos envolvidos. Juntos pudemos perceber que o preconceito é fruto do desconhecimento da história e do seu valor na vida das minorias”.
A escola é o primeiro lugar onde se aprende a socializar fora do...
+ Ler maisNo universo das brincadeiras de faz de conta, nas décadas dos anos 80...
+ Ler maisO retorno presencial às aulas presenciais foi destaque na última semana. E a...
+ Ler maisEm nossa série especial com ex-alunos, conversamos com o Guilherme Stonoga Ferreira, que...
+ Ler maisPara nós, educadores, a cada dia, o desafio para a construção de uma...
+ Ler mais