Como garantir a segurança de crianças e adolescentes no mundo digital?
O ambiente digital pode ser um lugar incrível, Mas para navegar nele é...
+ Ler maisO dia internacional das mulheres, celebrado em 8 de março, é uma data que joga luz sobre questões de igualde de gênero, conquistas e direitos femininos. E tá aí um tema que ano após ano vem ganhando força mas que deve continuar sendo cada vez mais presente.
E você já parou para pensar qual lugar a representatividade feminina ocupa em sua vida? Separamos dicas em diferentes áreas para você conhecer diferentes personalidades, refletir e celebrar o protagonismo feminino.
Se você curte museus e exposições, não pode deixar de exaltar obras de mulheres personalidades nas arte e literatura sempre que possível. E falando nisso, este mês de março é o último para ver a Exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para brasileiros, que conta sobre a trajetória e carreira da autora do best-seller “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, livro autobiográfico que expõe não apenas a vida de uma das mais importantes escritoras do país, mas problemas sociais do país inteiro que perduram até hoje.
A Exposição está em cartaz no Instituto Moreira Salles, localizado na Avenida Paulista, e fica disponível até o dia 27 de março com visitação gratuita. É ou não é uma boa pedida em família? Para mais informações, clique aqui.
Por falar em literatura, você já parou para pensar em quantos livros de autoras mulheres tem na sua estante ou quantos você já leu na vida? Acompanhar autoras clássicas ou contemporâneas seja qual for o gênero é um bom exercício para começar nesse mês de março, não é mesmo? Então fica a dica! E aproveitando a temática, fica a indicação do livro “Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil.” A obra reúne protagonistas que mudaram (e estão mudando) a nossa história, mas que muitas vezes, deixamos de conhecer. É uma dica perfeita para ler com as crianças!
Podcast é um tipo de conteúdo que cresceu muito nos últimos anos. E se você é o tipo de pessoa que sempre tem uma prosa boa rolando nos seus fones de ouvido, não pode deixar de conferir produções idealizadas e apresentadas por mulheres. Há diferentes programas que abordam não apenas o universo feminino, mas assuntos variados como entretenimento, esporte e muitos outros.
A dica de hoje é o “Não inviabilize”, um dos podcasts mais ouvidos do país e que faz o maior sucesso nas redes. Em quatro quadros diferentes, a roteirista e narradora Deia Freitas traz histórias loucas, engraçadas e emocionantes. Durante o mês de março, serão contadas quatro histórias de empreendedorismo feminino. A primeira delas apresenta a empreendedora Mirela em uma história que mostra a importância da lei de cotas para pessoas com deficiência. Clique aqui para ouvir.
“Somos mulheres que criaram um site para escrever textos e registrar histórias que não encontravam em lugar nenhum. ” É o que é possível encontrar na aba “Quem somos” do portal de notícias Nós, mulheres da periferia. A organização autogestionada por mulheres negras e periféricas tem o compromisso de oferecer um outro jeito de ver os acontecimentos no Brasil e no mundo e contribuir para a construção de uma sociedade plural, antirracista e não patriarcal. Que tal consumir conteúdos criados com esse protagonismo? Clique aqui para conhecer.
Se você gosta de futebol deve saber que este ano, o Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido como Brasileirão, inicia em abril. Mas a bola já está rolando no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino!
A modalidade vem ganhando força e interesse do público, se tornando cada vez mais competitivo, com novos torneios, como foi o caso da Supercopa do Brasil de Futebol Feminino, disputada em fevereiro, e o aumento de transmissões em emissoras de TV abertas e por assinatura. O caminho para que esporte seja tão reconhecido como o masculino pode ainda pode ser longo, mas as conquistas não podem parar. Que tal acompanhar a competição e vibrar com o esporte mais popular do país também com as mulheres?
“Mães Paralelas” é o mais novo lançamento do renomado diretor Pedro Almodóvar protagonizado por Penélope Cruz que aborda questões sensíveis sobre maternidade e a política da Espanha. Enquanto o filme “Uma skatista radical” é um filme baseado em fatos reais que narra a história de uma garota do interior da Índia que enfrenta obstáculos em um contexto de machismo e patriarcado para seguir a paixão de andar de skate.
Mas além dessas duas dicas, que estão disponíveis na Netflix, há muitas histórias prontas para serem assistidas, sejam elas protagonizadas ou até mesmo dirigidas por mulheres. Qual foi a última que você assistiu?
Qual área você mais gosta de acompanhar? Arte, música, tecnologia? Seja lá qual for, com certeza tem alguma menina ou mulher no corre! Então a lição de casa que fica é: pesquise, acompanhe e apoie sempre mulheres e iniciativas femininas. Afinal, valorizar a igualdade de gênero, direitos e conquistas femininas começa com a valorização de meninas e mulheres onde quer que elas estejam e no que quer que elas estejam fazendo. Vamos todos juntos e juntas?
Aproveite e conta para a gente o que achou das dicas e compartilhe com a gente conteúdos, histórias e perfis que não podem deixar de serem conferidas nessa semana das mulheres!
O ambiente digital pode ser um lugar incrível, Mas para navegar nele é...
+ Ler maisOs professores compõem um dos pilares mais importantes do Colégio Santa Amália, realizando...
+ Ler maisAs mudanças climáticas já afetam o cotidiano de comunidades em diferentes pontos do...
+ Ler maisNo mês de maio, o Colégio Santa Amália Saúde comemorou o Dia da...
+ Ler maisSou Édina dos Santos Rosa, filha de José Antônio dos Santos (in memoriam),...
+ Ler mais